Como consertar o mundo

O garoto, beirando sete anos, perguntou ao pai, um sábio mundialmente conhecido pelos seus trabalhos pela paz ecumênica:

- Pai, por que você fica tanto tempo fechado na sua sala cercado de livros,lendo e escrevendo tanto?
- Estou estudando, meu filho - respondeu o sábio - estou procurando uma maneira de consertar o mundo.
- Eu gostaria de ajudá-lo. Posso? - ofereceu-se o garoto.

O sábio tocou carinhosamente a cabeça do filho e disse:

- Meu filho, para consertar o mundo é preciso primeiro conhecê-lo. Saber muito sobre a história, cultura e comportamento social dos povos que nele vive. Preocupe-se em ser criança e deixe os problemas do mundo para quando tiver conhecimento e experiência de vida para, então, tentar resolvê-los.
- Mas eu gostaria de ajudá-lo assim mesmo - insistiu o garoto.
- Está bem, meu filho, vou dar-te uma tarefa para que você mesmo se dê conta de que é preciso conhecer o mundo para ten­tar consertá-lo.

O sábio escolheu uma revista, arrancou uma página e, sem deixar que o garoto visse a gravura perguntou:

- Você já viu um mapa do mundo?
- Já...
- Então você sabe o que é um mapa. Mas, conhece bem o mapa do mundo?
- Não...
- Pois bem, nesta página está um mapa do mundo. Você não o conhece. Correto?

Após a concordância do garoto o sábio pegou uma tesoura e retalhou, a página em pequenos pedaços.

- Agora, meu filho, tente consertar o mundo sem conhecê-lo - desafiou o sábio.

O garoto juntou os retalhos e começou a montagem da página, o sábio voltou aos seus estudos imaginando que o filho de­sis­tiria depois de perceber a dificuldade.
Não se passou muito tempo e, para espanto do sábio, o garoto anunciou:

- Pronto pai. Já consertei o mundo!

Expressando dúvida e curiosidade ao mesmo tempo, o sá­bio foi verificar.
Lá estava, sobre a mesa, o mapa recomposto, os retalhos colados com fita adesiva.

- Como você conseguiu fazer isso em tão pouco tempo?
- Percebi que realmente seria muito difícil consertar o mundo sem conhecê-lo, mas enquanto você cortava a página eu vi, no verso, a foto de um homem. Então pensei:
- Se consertar o homem, consertarei o mundo.

Comentários